Sutura de menisco

O reparo artroscópico do menisco é um procedimento cirúrgico para reparar/suturar a lesão ocorrida no joelho. O menisco rasgado pode ser reparado por uma variedade de técnicas minimamente invasivas com o auxílio de instrumentais importantes para o sucesso da cirurgia.

Sintomas do Menisco “Rasgado”

O menisco lesionada do joelho geralmente produz dor na região anterior do joelho e inchaço na articulação. Esses sintomas são agravados com movimentos de rotação, agachamento e atividades vigorosas. Fragmentos de menisco rasgados podem ficar presos na articulação do joelho e causar sensações de travamento. 

Tipos de sutura de menisco:

A escolha da técnica dependerá da localização da lesão e da preferência do cirurgião pelo método. Existem 3 tipos de sutura de menisco:

  • De dentro para fora (inside-out);
  • De fora para dentro (outside-in);
  • Toda dentro (all-inside).

Objetivo do reparo artroscópico do menisco

O objetivo da cirurgia de sutura do menisco é preservar o menisco. Isso permitirá que o joelho continue com a sua biomecânica preservada, já que o menisco serve como espécie de amortecedor do joelho. Somente a porção mais externa do menisco possui suprimento de sangue para permitir a cicatrização de uma sutura. Os reparos geralmente são limitados a essa região periférica do menisco. Muitos tipos de lesão de menisco ocorrem na região do menisco sem suprimento adequado de sangue para a cicatrização. Nesses casos, é realizado apenas a regularização do menisco, o que achamos de meniscectomia parcial.



___________

Dr. João Geist – Cirurgião do Joelho
>>> FACEBOOK
>>> BLOG