Visão Geral
A cirurgia de substituição do joelho (artroplastia) é um procedimento comum que envolve a substituição de um joelho danificado, desgastado e doente por uma articulação artificial. Adultos de qualquer idade podem ser considerados para uma substituição do joelho, embora a maioria seja realizada em pessoas acima de 60 anos.
Já a artroplastia parcial do joelho fica reservada para pacientes com dano articular em apenas um dos compartimentos da articulação, em uma faixa etária inferior aos pacientes candidatos a prótese total.
Quando é necessária uma substituição do joelho?
A cirurgia de substituição do joelho geralmente é necessária quando a articulação está desgastada/danificada e o paciente possui uma clínica compatível com artrose avançada de joelho, como dor diária, déficit de mobilidade, desvios angulares do joelho. O motivo mais comum para cirurgia de substituição do joelho é osteoartrite. Outras condições de saúde que causam danos no joelho incluem:
- Artrite reumatóide;
- Hemofilia;
- Gota;
- Distúrbios que causam crescimento ósseo incomum;
- Osteonecrose ;
- Artrose pós traumática de joelho;
- Deformidade do joelho; Varo/valgo.
A quem é oferecida cirurgia de substituição do joelho
A substituição do joelho é uma cirurgia de grande porte. O paciente deve ter a indicação formal para a realização do procedimento, baseada em anamnese, exame físico e exame radiográfico. Além disso, paciente deve gozar de boa saúde e passar por uma avaliação pré operatória minuciosa. Pode ser oferecida cirurgia de substituição do joelho se:
- Dor intensa, inchaço e rigidez na articulação do joelho com mobilidade reduzida;
- Dor no joelho é tão intensa que interfere na qualidade de vida e sono do paciente;
- Tarefas diárias, como fazer compras ou sair de casa são impossibilitadas;
- Trabalho e/ou vida social prejudicados.
Você também precisará estar bem o suficiente para lidar com uma operação importante e a reabilitação posteriormente.
Tipos de cirurgia de substituição do joelho
Existem 2 tipos principais de cirurgia:
- Artroplastia total do joelho – os dois lados da articulação do joelho são substituídos, associado ou não à articulação femoropatelar.;
- Artroplastia parcial (metade) do joelho – apenas 1 lado da articulação é substituído em uma cirurgia menor, com menor tempo de internação e recuperação acelerada.
___________