Visão geral
Os ligamentos são tecidos resistentes que fazem parte da articulação do joelho. Ajudam a dar o suporte e limitar o movimento da articulação. Quando os ligamentos são danificados, a articulação do joelho pode se tornar instável. O dano no ligamento geralmente ocorre devido a uma lesão esportiva. Um ligamento rompido pode limitar severamente o movimento do joelho.
Existem 4 ligamentos principais no joelho. Os ligamentos no joelho conectam o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da canela) e incluem o seguinte:
- Ligamento cruzado anterior (LCA). O ligamento, localizado no centro do joelho, que controla a rotação e o movimento para a frente da tíbia;
- Ligamento cruzado posterior (LCP). O ligamento, localizado no centro do joelho, que controla o movimento para trás da tíbia;
- Ligamento colateral medial (LCM). O ligamento que está na parte interna( medial) do joelho;
- Ligamento colateral lateral (LCL). O ligamento que está na parte externa( lateral) do joelho.
Quando um reparo no ligamento do joelho se faz necessário? O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento mais comum a ser rompido, que necessita de cirurgia. O LCA geralmente sofre a lesão durante um movimento repentino de torção do joelho com o pé preso no solo. Esportes que envolvem intensidade, giros, saltos são fatores de risco para lesões do LCA.
O ligamento cruzado posterior (LCP) é um ligamento menos comum de ser lesionado. A lesão no LCP geralmente ocorre com impacto frontal e direto no joelho fletido, como em um acidente de carro ou durante uma partida de futebol quando ocorre uma hiperextensão do joelho.
O ligamento colateral medial (LCM) está localizado na parte interna do joelho. É o ligamento do joelho mais lesionado, porém majoritariamente tratado de maneira conservadora. Lesões por estiramento nos ligamentos colaterais são geralmente causadas por um trauma no lado externo ou interno do joelho. O diagnóstico precoce das lesões ligamentares do joelho é de extrema importância. O exame físico completo do joelho auxilia o médico formar as hipóteses diagnósticas e os exames complementares – principalmente a ressonância confirma a lesão.
A indicação da cirurgia dependerá de alguns fatores que o médico ortopedista irá avaliar no momento da consulta. Idade, sexo, estilo de vida, nível de atividade exercida pelo paciente ajudam na definição de conduta. A cirurgia de reconstrução ligamentar é realizada de maneira artroscópica e minimamente invasiva. É retirado o enxerto da área doadora do próprio paciente (tendões semi tendíneo e grácil; 1/3 central do tendão patelar; tendão do quadríceps) e realizado a reconstrução respeitando a anatomia “original” do paciente. O novo ligamento pode ser fixado com diversos dispositivos como parafusos, botões (botton), pinos transversos.
___________