Visão global
A osteotomia do joelho é um procedimento cirúrgico que o seu médico pode recomendar se você tiver uma deformidade angular do joelho, até do desgaste da cartilagem em apenas um dos compartimentos. A osteotomia também é realizada em combinação com outros tipos de cirurgia no joelho, como astroscopia para reparo ao dano da cartilagem ou reconstruções ligamentares. O procedimento envolve remover ou adicionar uma cunha de osso à tíbia (tíbia) ou coxa (fêmur) para ajudar a desviar o eixo do membro da porção danificada para a porção saudável.
A osteotomia do joelho é mais comumente realizada em pessoas com menos de 60 anos de idade. Pacientes que se submetem a esse procedimento para artrite podem precisar de uma substituição total do joelho – geralmente cerca de 10 a 15 anos após a osteotomia do joelho.
Por que é feito?
Quando a cartilagem se desgasta de maneira desigual, o espaço entre o fêmur e a tíbia diminui, fazendo com que o joelho se curve para dentro ou para fora, dependendo de qual lado do joelho é afetado. Isso chama-se deformidade angular em varo ou valgo. Remover ou adicionar uma cunha de osso na tíbia proximal ou na parte inferior do fêmur pode ajudar a corrigir essa deformidade e prolongar a vida útil da articulação do joelho.
___________